Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Fisioterapia Obstétrica - Matéria para Nenê Cresceu

Esta semana iniciamos a parceria com mais um Blog, o Nenê Cresceu!
É um portal para ajudar as mamães a comprar com descontos fantásticos para seus príncipes e princesas que tanto amam e poder vender roupinhas semi novas e algumas não usadas recuperando parte do investimento.
Para estrear no Blog, escrevi uma matéria explicando sobre Fisioterapia Obstétrica!
                                            Matéria Completa 

Mariana Belém em sua sessão de Fisioterapia Obstétrica 

O que é isso afinal?
É uma nova área da fisioterapia que ainda têm muito a ser explorada. Envolve cuidados da mulher em sua fase mais linda, a gestação. Abrange a saúde física e emocional da gestante.
De início o trabalho previne dores, fraquezas e possíveis desconfortos que as alterações físicas naturais que acontecem devido aumento da barriga, podem acarretar.
A atuação na parte respiratória da gestante é fundamental, já que a grande maioria relata “falta de ar” em algum momento dagravidez. Durante o trabalho de parto é imprescindível que a mulher saiba aplicar as respirações para auxiliar a expulsão do bebê.
Ainda falando em parto, a preparação muscular também é realizada pelos fisios obstetras, que ensinam a mulher a contrair e relaxar seu períneo (assoalho pélvico) para participar ativamente do parto. O assoalho pélvico é uma “rede muscular” responsável por sustentar o peso bebê dentro do útero, além de manter a continência fecal e urinária. Uma musculatura que deve ser trabalhada sempre, independente da gravidez, mas principalmente durante ela. O assoalho pélvico precisa estar forte e flexível para evitar possíveis lacerações durante a passagem do bebê pelo canal vaginal, um dos motivos pelo qual o trabalho preventivo e de conscientização é tão importante. A gestante que realiza a preparação corporal durante a gestação tem menor chance de complicações no parto, de desenvolver depressão no pós-parto além de reduzir o índice de incontinência urinária.
fisioterapia obstétrica envolve cuidados da mulher como um todo. Os braços e região superior do tronco da gestante, são exercitados a fim de prepará-los para os cuidados com o bebê eamamentação. Quadril, pernas e pés são exercitados para minimizar possíveis retenções de líquido e câimbras.
Exercícios posturais, alongamentos, cinesioterapia, pilates, treinamento funcional todos bem vindos nesta jornada. Manter a gestante ativa ajuda a melhorar a autoestima, diminui ganho de peso excessivo, alivia tensão e estresse e aumenta a energia especialmente no terceiro trimestre.
Durante todo o processo também são realizadas orientações quanto ao parto, sinais de trabalho de parto, fisiologia do parto, intervenções, métodos de analgesia e papel do acompanhante.
No pós-parto o acompanhamento é realizado ajudando a mulher no retorno às atividades, cuidados com o bebê, fechamento da diástase (separação que ocorre dos músculos abdominais), reeducação da musculatura pélvica, reorganização postural, e ainda minimizando possíveis dores ou desconfortos. As atividades físicas geralmente são liberadas após 30 a 45 dias dependendo se o parto foi vaginal ou cirurgia cesárea.
Em alguns locais do mundo na Europa, por exemplo, a gestante já tem em seu cartão pré-natal pelo menos 10 sessões de fisioterapia inclusas. Aqui no Brasil a fisioterapia obstétrica começou a ganhar espaço recentemente auxiliando muitas mães e famílias.
fisioterapia ainda tem muito a mostrar e fazer. Ainda são poucos obstetras que encaminhamgestantes para a fisio obstétrica, muitas vezes até pela falta de conhecimento da especialidade mesmo. Mas aos pouquinhos vem ganhando força e se tornando mais conhecida pelas pessoas, devido os inúmeros benefícios que oferece.

Mariana Mazzei
Fan page: www.facebook.com/motherfitbrasil
Instagram @motherfit
contato@motherfit.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário