Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

Pilates para Gestantes




Durante a gestação é possível que a mulher continue ou inicie uma atividade física, desde que sempre acompanhada de um profissional especializado em gestantes.
Geralmente os obstetras liberam a atividade após o início do segundo trimestre gestacional. Vai de cada profissional, pois se a gestante já era ativa anteriormente à gestação, mais vale ela manter a atividade diminuindo o ritmo do que tornar-se sedentária por 3 meses. Vai de cada obstetra, e do profissional que orientará esta gestante durante os exercícios.
No caso o Pilates é uma atividade de baixo impacto que é muito recomendada por trabalhar a questão postural, aliviar dores e desconfortos na região de quadril e coluna que comumente aparecem na gestação.
Além de ajudar a mulher a desenvolver percepção de si e proporcionar concentração trabalha muito a respiração. Tão importante nesta fase, já que muitas mulheres relatam falta de ar ao final da gestação.
A flexibilidade também é bastante enfatizada nesta atividade, apenas deve-se tomar cuidado com grandes amplitudes, pois a gestante estará sob ação hormonal que já causa certo relaxamento das estruturas.
Abdômen e músculos do assoalho pélvico são muito trabalhados durante todos os movimentos, o que ajuda a prevenir escapes de urina ao tossir, espirrar ou dar risada. Já a musculatura abdominal fraca pode levar a dores lombares ou na região pélvica.
Lembrando que a qualquer sinal de desconforto, náusea, tontura, palpitação, dores ou sangramentos, a atividade deve ser imediatamente encerrada.

Dra Mariana Mazzei – Mother Fit (www.motherfit.com.br)
Fisioterapeuta Obstétrica, Especialista em Método Pilates e Saúde da Mulher, possui formação em Shantala, Personal Gestante, Atividade pós-parto com canguru (Federazione Italiana Fitness), Preparação Corporal para o Parto. Idealizadora dos Projetos Mother Fit e Mommy´s Day direcionado a gestantes, associada à ABRAFISM – Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário